Mesmo em entressafra, preços do açúcar caem em janeiro
Preços do açúcar cristal branco caem em janeiro, mesmo em período de entressafra da cana
Predominância de açúcar de qualidade inferior pressiona preços mesmo em período de entressafra. Foto: Canva
Os preços do açúcar cristal branco recuaram em janeiro no estado de São Paulo, mesmo em um período de entressafra da cana-de-açúcar. Levantamento do Cepea aponta queda nas médias mensais negociadas no mercado.
De acordo com o Centro de Pesquisas, a média do Indicador CEPEA/ESALQ, cor Icumsa de 130 a 180, foi de R$ 105,87 por saca de 50 quilos em janeiro. O valor representa recuo de 3,44% em relação a dezembro de 2025, quando a média ficou em R$ 109,69 por saca.
Pesquisadores do Cepea destacam que a pressão sobre os preços ocorreu apesar do período de entressafra, quando a oferta costuma ser mais restrita.
Segundo o Centro de Pesquisas, as negociações com açúcar de qualidade inferior, com cor Icumsa entre 151 e 180, prevaleceram sobre as vendas do produto de melhor qualidade. Esse movimento foi determinante para a queda das cotações ao longo de janeiro.
A menor participação do açúcar de padrão superior no mercado contribuiu para limitar reações de alta nos preços, mantendo o viés baixista nas negociações.
