Stara une três funções em uma só máquina e apresenta o “Spartakus” no Show Rural
Apresentado no Show Rural Coopavel, o Spartakus reúne distribuição de fertilizantes, pulverização e semeadura por barras em um único autopropelido da Stara
Spartakus, novo autopropelido da Stara, reúne distribuição de fertilizantes, pulverização e semeadura por barras. Foto: Divulgação
Ele é considerado “o primeiro distribuidor por barra e pulverizador do mundo”. A afirmação do diretor-presidente da Stara, Átila Stapelbroek Trennepohl, a jornalistas, no final da manhã desta segunda-feira, no Show Rural Coopavel (Cascavel, PR), revela o status com o qual o “Spartakus” chega ao mercado. A novidade, apresentada na feira, é considerado uma espécie de 3 em 1 no que sem refere a maquinário agrícola pois reúne, em um único autopropelido, funções de distribuição de fertilizantes, pulverização e semeadura por barras.
A novidade é apenas um dos cinco lançamentos da empresa que, dentre eles, também coloca no mercado o Landspace, uma tecnologia que amplia as possibilidades de conectividade no campo “graças a uma parceria nossa com a SpaceX”, avisa o executivo. Isso acontece a partir do momento em que a Stara embarca um kit Starlink (serviço de internet via satélite oferecido pela empresa de Elon Musk) em sua frota. “Apesar de ser um opcional, a expectativa é de que, neste ano de 2026, 98% das máquinas vendidas carreguem esta tecnologia”, projeta Trennepohl.
Em material distribuído à imprensa, a empresa afirma que “a novidade reafirma a irreverência da marca e sua capacidade de antecipar tendências no desenvolvimento de máquinas agrícolas”. Seu presidente completa: “O Spartakus foi desenvolvido a partir de sistemas já consagrados da Stara, agregando diferenciais de capacidade e maior eficiência, além do pacote tecnológico que é reconhecido no mercado. É uma máquina pensada para o produtor que deseja redução e otimização dos custos, com alta precisão em suas operações.”
Segundo Cristiano Buss, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Stara, o destaque da máquina é a possibilidade de realizar a distribuição de fertilizantes nas barras. Segundo ele, com sistema pneumático e faixa de aplicação de 30 m, o Spartakus é equipado com 12 seções de distribuição, posicionadas ao longo das barras em uma distância de 2,5 m entre elas. “O operador pode controlar a taxa de aplicação e realizar o desligamento das seções individualmente, garantindo mais praticidade, assertividade e economia de fertilizante”, enfatiza.
A novidade pode ser conferida no estande da Stara no Show Rural Coopavel (Cascavel, PR), que ocupa, segundo sua equipe de marketing, uma área de 2.500 m2. A feira acontece até a próxima sexta-feira (13.02.26), com entrada e estacionamento gratuitos.
