Regional: BR
HOME | Destaque | Pragas

Adama inaugura plataforma de nanotecnologia e declara guerra aos percevejos

Nova formulação nano promete maior alcance e choque rápido no controle de pragas

Adama inaugura plataforma de nanotecnologia e declara guerra aos percevejos

Área demonstrativa da aplicabilidade do “Galil nano” no estande da Adama, no Show Rural Coopavel 2026. Foto: Ariosto Mesquita

628
Foto do autor Ariosto Mesquita
10/02/2026 |

Trabalhar com partículas infinitamente menores para cobrir uma área mais significativa e de maior abrangência na planta, aumentando as chances de contaminação do inseto. É com este objetivo que a Adama lança, no Show Rural Coopavel 2026, o “Galil nano”, uma versão do seu conhecido inseticida, agora em escala nano. Com esta ofensiva, a empresa, de origem israelense, inaugura a sua plataforma de nanotecnologia para o controle de percevejos, sobretudo na soja e milho. “É bom lembrar que um nanômetro equivale à bilionésima parte de um metro”, avisa o gerente de inseticidas da Adama no Brasil, Raphael Malandrino.

Ele contextualiza explicando que, “uma partícula nano pode ser até mil vezes menor do que uma partícula de uma formulação convencional de defensivo”. Ao contrário do que possa parecer, o gerente explica que, o fato de carregar fragmentos menores potencializa a ação, uma vez que a tendência é que a formulação ocupe mais espaço na planta, favorecendo a contaminação do inseto.

Publicidade
Banner publicitário

Malandrino lembra o quanto um percevejo pode ser prejudicial a quem produz soja, por exemplo: “No que diz respeito ao percevejo marrom, três indivíduos por metros na lavoura, conseguem roubar, em média, 1,5 saca de soja/ha. Só isso equivale a uma perda atual na casa de R$ 180/ha”. ´

A Adama argumenta que, com alcance maior do inseticida na superfície da planta, se espera um efeito de choque mais rápido no manejo de pragas, sobretudo do percevejo-marrom e do percevejo barriga-verde. “A nanotecnologia muda o jogo ao aumentar a biodisponibilidade do ativo e intensificar o contato tarsal, entregando um controle mais eficiente e seguro”, avisa o executivo durante conversa com jornalistas de várias partes do Brasil, integrantes do pool de imprensa da feira.

Novidades e números

Yvan Lopes, diretor de marketing da empresa no Brasil, antecipou o que a multinacional promete colocar no mercado nos próximos seis anos: seis novos inseticidas, três biossoluções, nove herbicidas e oito fungicidas, inclusive para pastagens.

“Desde 2014 a Adama é uma marca global. Em 2024 movimentou US$ 4,1 bilhões no mundo, está presente em mais de 100 países, trabalha com 270 ingredientes ativos, possui 20 fábricas espalhadas pelos continentes e conta com aproximadamente 9.000 colaboradores”, finaliza Lopes.

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #Adama # Plataforma de Nanotecnologia
# Guerra aos Percevejos # Percevejos # Pragas # Show Rural Coopavel 2026
Publicidade
Banner publicitário

Leia também

Publicidade
Banner publicitário
Publicidade
Banner publicitário