Clima 16-09-2025 | 11:41:00

Brasil enfrenta sexta onda de calor de 2025

O Brasil enfrenta a sexta onda de calor de 2025, com temperaturas acima de 41°C em várias regiões

Por: Redação RuralNews

Além disso, em 12 de setembro, São Miguel do Araguaia (GO) marcou 42,9°C, a maior temperatura do país neste ano até o momento. Nos próximos dias, o calor aumenta, marcando a sexta onda de calor de 2025, que deve se estender de 18 a 22 de setembro. Vale lembrar que o início da primavera acontece em 22 de setembro, às 15h19, horário de Brasília.
VEJA TAMBÉM:

Regiões mais afetadas

Termômetros disparam em diversas regiões do país com a chegada da sexta onda de calor de 2025. Foto: Canva


O aquecimento ocorre devido à maior insolação e à ausência de frentes frias polares no interior do país. Assim, o mapa de referência indica que a área vermelha sofrerá temperaturas pelo menos 5°C acima da média para setembro, enquanto a área laranja registrará calor intenso, entre 3°C e 5°C acima da média.

Calor acima dos 40°C



Vários locais do Centro-Oeste, Norte e Nordeste podem ultrapassar os 40°C, portanto, existe risco de novos recordes em Goiânia, Brasília, Campo Grande, Cuiabá e Palmas. No Sudeste, o calor deve se aproximar de 40°C em partes de São Paulo e Minas Gerais, além do norte do Paraná. Consequentemente, capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte poderão se aproximar de seus recordes de 2025.

Previsão de chuvas e redemoinhos



Apesar do calor intenso, o tempo não será completamente seco. Isso porque a umidade do Norte vai se espalhar para o Centro-Oeste e Sudeste, permitindo pancadas de chuva localizadas, algumas podendo vir como temporais. Além disso, o calor favorece a formação de redemoinhos e cortinas de poeira, levantadas pelo vento antes da chuva.

Recordes recentes de temperatura



Centro-Oeste e Norte: Cuiabá 41,4°C; Campo Grande 38,7°C; Goiânia 39,2°C; Brasília 33,6°C

Sudeste: São Paulo 34,8°C; Rio de Janeiro 41,3°C; Belo Horizonte 34,4°C; Vitória 36,5°C

TAGS:
Clima - Onda de Calor - Verão - Climatempo


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: