Chuva vai se concentrar no norte do país nesta semana
Enquanto isso, o ar mais seco vai impedir a ocorrência de chuva em muitos estados do centro-sul brasileiro.
Por: Climatempo
Os volumes de chuva podem alcançar os 100mm em várias áreas do Norte e Nordeste, e até valores em torno de 150/200mm nas áreas de divisa entre o Amazonas e o Pará. Com a chuva frequente, os volumes também serão bastante expressivos em Salvador. Já choveu bastante neste fim de semana e a tendência é que a chuva persista, podendo trazer transtornos para a população.
Ar mais seco
A maior parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste deve ficar sob predomínio do sol e com tempo firme nos próximos dias. A chuva tende a ser um pouco mais intensa no norte do estado de Mato Grosso, onde a semana deve ser um pouco mais instável. No Centro-Oeste a chuva continua concentrada no norte de Mato Grosso até o fim da semana e só chove em alguns pontos do centro-sul de Mato Grosso do Sul na sexta-feira.
No Sul, até quarta só chove em pequenas áreas do leste da Região, mas entre quinta e sexta a umidade aumenta e algumas pancadas de chuva com raios já podem acontecer na Região. Não se descarta o risco de algumas pancadas mais fortes. No Sudeste a semana começa com possibilidade de chuva no litoral de SP, em parte do litoral do Rio De Janeiro e do Espírito Santo, além do Sul de Minas e Serra da Mantiqueira. No entanto, o sol aparece em todo Sudeste no decorrer do dia. Os volumes de chuva não devem ser elevados.
A chuva ainda persiste nas áreas de divisa entre Minas Gerais e São Paulo na terça, mas entra quarta e quinta, o sol predomina e o tempo fica firme em toda Região. Na sexta, a chance de chuva aumenta no litoral paulista, em áreas do sul e oeste do estado, além do sul de Minas, Zona da Mata Mineira e Região Serrana do Rio, mas ainda é pouca chuva.
Várias áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão dias típicos de outono, com a presença do sol, ar mais seco e temperaturas mais amenas. Outro destaque será o nível da umidade relativa do ar que tende a ficar baixo durante as tardes, principalmente no interior destas regiões. É importante redobrar os cuidados com a hidratação neste período.
Temperaturas
Quanto às temperaturas, o frio tende a diminuir em relação ao fim de semana. Não há mais condições para geada no Sul do Brasil, mas ainda serão dias com temperaturas mais amenas. Com a presença do sol, as temperaturas até sobem um pouco mais, porém as noites e madrugadas continuam frias.
TAGS:
tempo - previsão do tempo
Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: