Safra 26-01-2025 | 22:29:00

Clima é fator decisivo para safra, que tem 55,4% das lavouras em fase de enchimento de grãos

Mais do que nunca, o produtor rural está de olho nas previsões climáticas para as próximas semanas para a conclusão do desenvolvimento da safra

Por: Redação RuralNews

Nos últimos 30 dias, as chuvas ficaram abaixo da média na Região Sul e em parte do Centro-Oeste, intensificando preocupações sobre as produções no Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. No Paraná, embora as chuvas também tenham sido inferiores à média, o estágio avançado de desenvolvimento das lavouras, devido ao bom ritmo de plantio, minimizou os danos potenciais às plantas.
VEJA TAMBÉM:

“Os mapas climáticos indicam chuvas na Região Sul e no sul do Mato Grosso do Sul entre 22 e 28 de janeiro, melhorando as condições das lavouras afetadas pela baixa umidade. No Paraná, o aumento da umidade pode dificultar o avanço da colheita, enquanto no Mato Grosso, a menor umidade favorecerá o início da colheita em áreas semeadas precocemente, embora com resultados abaixo do esperado devido à seca inicial”, diz.
Apesar de algumas regiões já terem iniciado a colheita, metade da safra ainda esta em fase de desenvolvimento. Foto: RuralNews


Entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro, a Região Sul e o sul do Mato Grosso do Sul devem voltar a enfrentar menor umidade, gerando novas preocupações. Na faixa central do país, volumes elevados de chuva podem novamente dificultar o avanço da colheita no Mato Grosso.

“Nos próximos 14 dias, espera-se temperaturas ligeiramente acima da média no Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, enquanto os estados da faixa central devem registrar temperaturas abaixo da média. A baixa umidade no Rio Grande do Sul, prevista para persistir em fevereiro e março, aumenta o risco de perdas produtivas, exigindo monitoramento constante das condições climáticas”, concluiLuiz Fernando Roque.

TAGS:
Colheita safra - clima safra - chuvas


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: