Milho 09-06-2025 | 19:53:00

Excesso de chuva no RS reduz produtividade do milho e atrasa colheita em várias regiões

Chuvas dificultam colheita do milho no RS, mas produtores já planejam próxima safra e investem em manejo do solo

Por: Angela Ruiz

Na região da Campanha, a colheita foi retomada. Produtores tradicionais de milho na Fronteira Oeste já estabeleceram os cultivos de cobertura, desempenhando importante função na proteção do solo.
VEJA TAMBÉM:

Em Caxias do Sul, apesar de restarem poucas lavouras, não houve avanço na colheita devido às chuvas. Em Ijuí, é realizado o planejamento das atividades para a próxima safra, e a tendência é de antecipação da semeadura. Em Pelotas, a colheita passa dos 77%. Em Santa Maria, as chuvas observadas em maio afetaram a qualidade dos grãos colhidos de algumas áreas.
Chuvas recentes impactaram a colheita do milho no Rio Grande do Sul e reduziram a produtividade. Foto: Getty Images


A região de Santa Rosa, praticamente já finalizou a colheita, restando apenas algumas implantadas mais tarde, que foram afetadas pelas últimas chuvas. A ocorrência de chuva e vento ocasionou a queda de plantas, o que traz dificuldade para a colheita da cultura tanto para grão como para produção de silagem.

Em Soledade, avançou para 82% a área colhida devido ao predomínio de frio e à chuva do período, além da baixa radiação solar. Apesar disso, o milho segue se desenvolvendo bem.

A produtividade no Estado está estimada pela Emater/RS-Ascar em 6.857 kg/ha, representando redução de 3,6% em relação à projeção inicial de 7.116 kg/ha. A área cultivada está estimada em 706.909 hectares.

TAGS:
Milho - Produtividade do milho - Colheita - Chuva - RS - Produtividade do milho -


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: