Previsão do tempo para a semana de 03 a 07 de novembro
INMET prevê chuvas fortes no Sul e Centro-Oeste e temperaturas altas no Nordeste
Por: Redação RuralNews
Região Norte
Na Região Norte, áreas de instabilidade deverão se concentrar principalmente na porção central do Amazonas e no oeste da região. Nesses pontos, os volumes podem superar 150 mm localmente. Por outro lado, Amapá, norte do Tocantins e norte e leste do Pará devem ter acumulados médios baixos, abaixo de 10 mm, com chuvas isoladas. De maneira geral, a umidade relativa do ar permanece elevada, acima de 50%, exceto no Amapá e norte do Pará, onde pode chegar a 25–30%.
INMET aponta chuvas no Sul e Centro-Oeste e calor no Nordeste. Foto: Canva
Região Nordeste
No Nordeste, a semana será predominantemente seca, exceto no sul e oeste da Bahia, sul do Piauí e Maranhão, que podem registrar pancadas isoladas. Os maiores acumulados estão previstos para o sudoeste da Bahia, com até 80 mm. A umidade relativa do ar fica baixa no norte e oeste da região, podendo atingir menos de 20% em pontos do oeste da Bahia e Piauí.
Região Centro-Oeste
Na Região Centro-Oeste, as chuvas se distribuem de forma mais volumosa em Goiás, enquanto Mato Grosso e Mato Grosso do Sul registram pancadas esparsas, algumas intensas. Em todos os estados, os volumes podem superar 100 mm, principalmente em Goiás, com chances de ultrapassar 150 mm. A umidade relativa do ar deve permanecer em torno de 50% durante a semana devido à recorrência de chuvas.
Região Sudeste
No Sudeste, sistemas frontais favorecem chuvas mais intensas em São Paulo, Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais, incluindo o Triângulo Mineiro. Os acumulados podem variar entre 150 e 200 mm. A umidade relativa do ar permanece alta, acima de 70%, com pontos mais secos apenas no interior de Minas, em torno de 30–40%.
Região Sul
No Sul, os episódios de chuva ocorrem em dois momentos: primeiro até 04/11, com chuva fraca no litoral e norte da região; depois, entre a noite de 06/11 e 07/11, a chuva avança sobre toda a região, com acumulados entre 100 e 150 mm, especialmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A umidade relativa do ar começa em torno de 50% e varia conforme os dias, com aumento após as chuvas intensas.
TAGS:
Previsão do tempo - clima - Inmet
Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: