Previsão do Tempo 31-01-2026 | 9:16:00

Previsão do tempo para o final de semana 31 de janeiro e 1 de fevereiro no Brasil

Atuação de ciclone, frente fria, ZCIT e ZCAS mantém o tempo instável em várias regiões, com alerta para chuva intensa, ventos fortes e calor elevado

Por: Redação RuralNews

Região Sul

VEJA TAMBÉM:

No sábado, a influência marítima mantém o tempo instável. No Rio Grande do Sul, especialmente na Região Metropolitana de Porto Alegre e na metade leste, a chuva ocorre desde a manhã, com intensidade moderada a forte.
Instabilidades avançam sobre o país e aumentam o risco de chuva forte e temporais no fim de semana. Foto: Canva


Em Santa Catarina e no Paraná, a chuva começa fraca, mas ganha força entre o fim da manhã e a tarde, principalmente no leste dos estados, com risco de temporais e granizo no litoral. No oeste do RS e de SC, o sol aparece entre pancadas fracas. À noite, as instabilidades diminuem. As temperaturas ficam mais elevadas no oeste, e os ventos chegam a 50 km/h.

No domingo, a chuva mais intensa se concentra no litoral e leste do Paraná pela manhã, com trovoadas. Ao longo do dia, o tempo melhora nessas áreas. Na metade norte do PR, o calor favorece pancadas isoladas. Nas demais áreas, o tempo fica firme e as temperaturas seguem elevadas.

Região Sudeste



No sábado, o deslocamento do ciclone para o oceano mantém o tempo instável. A chuva ocorre de forma fraca no litoral paulista e mais intensa no Rio de Janeiro. Em Minas Gerais, pancadas moderadas a fortes atingem várias áreas, com risco de temporais, especialmente no norte, noroeste e Zona da Mata.

Em São Paulo, a chuva mais forte ocorre de forma isolada no oeste e no noroeste, enquanto o sul do estado pode registrar temporais. As temperaturas sobem na maior parte da região, e os ventos podem chegar a 70 km/h em áreas de MG e do oeste do ES.

No domingo, o cavado meteorológico e a atuação da ZCAS favorecem chuva desde cedo em São Paulo, Triângulo Mineiro e sul de MG. As pancadas se espalham ao longo do dia, com volumes elevados e temporais isolados. À noite, a chuva diminui em SP, mas segue forte no RJ, ES e leste mineiro.

Região Centro-Oeste



No sábado, a chuva ocorre com maior intensidade em Mato Grosso do Sul e no sul, interior e leste de Mato Grosso, com volumes moderados a fortes. Em Goiás, a manhã é mais estável, mas as pancadas aumentam à tarde, com risco de temporais no norte e oeste do estado.

No domingo, a baixa pressão mantém chuva forte desde a madrugada em MS. Ao longo do dia, as instabilidades avançam sobre MT e GO, intensificadas pela ZCAS. O calor predomina em MT e MS, enquanto em áreas de GO o tempo fica mais ameno.

Região Nordeste



No sábado, pancadas moderadas a fortes atingem o oeste e interior da Bahia, além do sul do Piauí e do Maranhão. A ZCIT mantém o tempo instável no litoral norte. No restante da região, o tempo começa mais firme.

As temperaturas permanecem elevadas, e a umidade do ar fica baixa em áreas do interior, com índices abaixo de 30% e alerta para valores inferiores a 20% em pontos da Paraíba e de Pernambuco.

No domingo, a chuva segue mais intensa no norte, interior e oeste da Bahia. Já no sul do PI e do MA, as pancadas aumentam à tarde. No litoral do MA e do CE, a ZCIT mantém chuva fraca a moderada. Nas demais áreas, o sol predomina e o calor segue elevado.

Região Norte



No sábado, pancadas de chuva ocorrem desde cedo, com intensidade moderada a forte no Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Amapá. Ao longo do dia, as instabilidades se espalham, atingindo também o Acre e o Tocantins, com risco de temporais no sul do TO e em áreas do AM, RR e PA.

No domingo, as chuvas mais fortes atingem o norte e leste do Amazonas, grande parte do Pará, Roraima e Amapá desde a manhã. À tarde, a instabilidade aumenta no Tocantins e no sul de RR. O calor e a sensação de abafamento persistem.

TAGS:
Previsão do tempo - clima - Climatempo


Texto publicado originalmente em Clima e tempo
Leia também: