Previsão do Tempo 30-01-2026 | 8:51:00

Previsão do tempo para sexta-feira (30/01) no Brasil

Sexta-feira terá chuva forte, temporais e rajadas de vento no Sul e Sudeste, enquanto calor e abafamento predominam em partes do Norte e Nordeste

Por: Redação RuralNews

Região Sul

VEJA TAMBÉM:

A baixa pressão e a atuação de um cavado mantêm a chuva forte e os temporais no leste e no litoral. Em alguns momentos, a influência marítima deixa a chuva mais fraca na faixa costeira. Ainda assim, entre o litoral do Paraná e de Santa Catarina, as pancadas ganham força ao longo do dia. Além disso, a formação do ciclone extratropical perto da costa paulista reforça as instabilidades no leste paranaense e catarinense, com risco maior de temporais no litoral do Paraná.
Áreas de instabilidade avançam sobre o Centro-Sul do Brasil e elevam o risco de chuva forte e temporais nesta sexta-feira. Foto: Canva


Entre o fim da manhã e a tarde, o calor e a umidade aumentam a chuva no norte, nordeste e interior do Paraná, em grande parte da metade leste de PR e SC e também na faixa leste do Rio Grande do Sul. Por outro lado, no oeste da região, a chuva ocorre de forma mais fraca e intercalada com aberturas de sol. As temperaturas seguem elevadas na maior parte do Sul, enquanto o litoral e áreas do leste têm sensação mais amena. As rajadas variam entre 40 e 50 km/h no oeste, sudoeste e sul gaúcho.

Região Sudeste



A chuva atua desde cedo em grande parte de São Paulo, no Triângulo Mineiro e em áreas do oeste e sul de Minas Gerais. A baixa pressão na costa, junto ao ciclone extratropical, favorece pancadas no leste, litoral e sul paulista e também no Rio de Janeiro. Com o avanço de um cavado em médios níveis, o calor e a umidade reforçam as instabilidades ao longo do dia.

Assim, São Paulo, Rio de Janeiro e grande parte de Minas registram chuva moderada a forte, com risco de temporais. Há perigo para volumes elevados no Triângulo Mineiro, no sul de Minas e no norte, nordeste e interior paulista. No oeste e centro-sul do Espírito Santo, a chuva forte mantém o tempo instável. As temperaturas caem em boa parte do Sudeste, deixando o dia mais agradável, mas o calor persiste no oeste paulista, Triângulo Mineiro, norte e leste de Minas, Espírito Santo e norte fluminense. As rajadas variam entre 40 e 50 km/h e podem chegar a 70 km/h na Serra Fluminense.

Região Centro-Oeste



O dia começa com chuva moderada a forte no leste de Mato Grosso do Sul, no norte e sul de Goiás e em áreas de Mato Grosso. Durante a manhã, as instabilidades continuam nessas áreas e, depois, a chuva se espalha, com risco de temporais em grande parte de Goiás.

Em Mato Grosso do Sul, um cavado mantém a chuva moderada a forte, sobretudo no leste do estado. Até a noite, o tempo melhora em parte da região, mas ainda pode chover em Goiás, no noroeste, leste e interior de MT e no centro, norte e nordeste de MS. As temperaturas seguem elevadas, com leve alívio onde a nebulosidade aumenta. As rajadas variam entre 40 e 50 km/h.

Região Nordeste



A chuva atinge a metade sul do Piauí, o Ceará e o norte da Bahia, com intensidade moderada e pontos de maior força. Entre o fim da manhã e a tarde, as pancadas avançam para a metade sul do Maranhão, o Ceará e o oeste baiano, com risco de temporais.

No litoral norte, a Zona de Convergência Intertropical mantém o tempo instável. Entre o litoral norte da Bahia e o sul de Sergipe, a chuva ocorre de forma moderada, enquanto no Rio Grande do Norte ela aparece mais fraca. Nas demais áreas, o tempo firme predomina. As temperaturas continuam elevadas e o calor se destaca. A umidade pode ficar abaixo de 30% no extremo norte da Bahia, interior de Pernambuco e Paraíba e oeste de Alagoas. As rajadas variam entre 40 e 50 km/h no litoral.

Região Norte



A chuva forte atua desde cedo no Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Acre, com aumento das instabilidades ao longo do dia. No Tocantins, as pancadas mais intensas se concentram principalmente no sul do estado.

Há risco de temporais em grande parte do Amazonas, no norte e oeste de Rondônia, no Acre, no sul do Tocantins e no oeste de Roraima. No Amapá, a ZCIT mantém chuva moderada a forte durante todo o dia. As temperaturas seguem altas e a sensação de abafamento persiste.

TAGS:
Previsão do tempo - clima - Climatempo


Texto publicado originalmente em Clima e tempo
Leia também: