Regional: BR
HOME | Notícias | Internacional

Lula critica tarifas e diz que Brics é alvo de práticas ilegais

Em reunião virtual com líderes do Brics, Lula disse que países são vítimas de chantagem tarifária

Lula critica tarifas e diz que Brics é alvo de práticas ilegais

Lula afirmou que países do Brics sofrem com práticas ilegais e chantagem tarifária durante reunião com líderes do bloco. Foto: José Cruz/Agência Brasil

1062
Foto do autor Redação RuralNews
08/09/2025 |

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (8) que os países do Brics são “vítimas” de práticas comerciais ilegais e de “chantagem tarifária”. Embora não tenha citado diretamente os Estados Unidos ou o ex-presidente Donald Trump, a declaração foi interpretada como resposta ao republicano.

Publicidade
Banner publicitário

Declarações na reunião do Brics

Lula fez o discurso durante uma reunião virtual com os líderes do Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O Palácio do Planalto divulgou a fala.

Segundo o presidente, “nossos países se tornaram vítimas de práticas comerciais injustificadas e ilegais. A chantagem tarifária está sendo normalizada como instrumento para conquista de mercados e para interferir em questões domésticas”.

Ainda de acordo com Lula, sanções secundárias limitam a liberdade dos países em fortalecer o comércio com parceiros. Para ele, cabe ao Brics mostrar que a cooperação pode superar rivalidades.

Críticas ao unilateralismo

O presidente destacou que medidas unilaterais colocam em risco princípios básicos do comércio internacional. Para ele, cláusulas como Nação Mais Favorecida e Tratamento Nacional perderam força, o que ameaça o livre-comércio.

Além disso, Lula defendeu que os países do bloco devem chegar unidos à 14ª Conferência Ministerial da OMC, prevista para 2026 em Camarões. Ele afirmou que o Brics reúne condições para liderar uma refundação do sistema multilateral de comércio.

Posições internacionais

No discurso, Lula também tratou de crises internacionais. Ele defendeu uma solução negociada para a guerra na Ucrânia e condenou as ações militares de Israel nos territórios palestinos. Segundo ele, é urgente pôr fim ao que chamou de genocídio em curso.

O presidente reiterou ainda que o Brasil apoia a Solução de Dois Estados para o conflito entre Israel e Palestina e anunciou a entrada do país na ação movida pela África do Sul na Corte Internacional de Justiça.

Agenda futura

Lula lembrou que os líderes do Brics estarão reunidos novamente em Nova York para a Assembleia Geral da ONU. Ele defendeu ampliar o Conselho de Segurança, incorporando novos membros permanentes da América Latina, África e Ásia.

Por fim, destacou a importância da COP30, que será realizada em Belém, como espaço decisivo para debater a transição ecológica e a governança climática.

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #Lula # Critica
# Tarifas # Brics # Alvo de práticas ilegais # Presidente Lula
Publicidade
Banner publicitário