Regional: BR
HOME | Destaques | Novas tecnologias

Ihara apresenta SEIV e alerta para urgência no controle pré-emergente

Empresa avisa que futuras moléculas, capazes de gerar 240 novas soluções, estão a caminho

Ihara apresenta SEIV e alerta para urgência no controle pré-emergente

Coletiva com jornalistas no estande da Ihara, no Show Rural Coopavel 2026, destacou o lançamento do fungicida SEIV e o reforço no manejo pré-emergente contra plantas daninhas.

269
Foto do autor Ariosto Mesquita
11/02/2026 |

O novo fungicida SEIV, lançado no final do ano passado, e um enfático apelo ao produtor para que priorizem o controle pré-emergente no manejo de plantas daninhas, são algumas das principais pautas no estande da Ihara, no Show Rural Coopavel 2026. De acordo com a empresa, especializada em levar alta tecnologia japonesa para o campo brasileiro, o cenário de “20 casos de plantas resistentes ao glifosato no Brasil”, reforça esta preocupação, exigindo atenção e antecipação de medidas por partes dos agricultores.

“Considerando apenas a demanda do produtor de soja em defensivos, 20% é por inseticidas, 25% por inseticidas e 20% por herbicidas. Dentro deste quadro, um dos grandes desafios da agricultura brasileira atualmente é o controle de plantas daninhas”, avisa Rafael Scapini, gerente comercial distrital da Ihara.

Publicidade
Banner publicitário

Para esta batalha, na soja, o executivo sugere o uso do herbicida da Ihara, Yamato. A empresa atesta que esta solução permite “o máximo potencial produtivo com o controle pré-emergente, conceito que prevê a aplicação logo após o plantio da cultura ou até mesmo antes da semeadura. A ideia é criar uma barreira para impedir a germinação de outras sementes eventualmente disponíveis no solo, gerando plantas que irão competir por água e nutrientes. O Yamato elimina a matocompetição”, garante.

SEIV contra a mancha-alvo

Lançado em 2025, o fungicida SEIV estreia oficialmente no Show Rural Coopavel. A solução Ihara para o controle da mancha-alvo (uma das dores de cabeça do sojicultor brasileiro) promete 90% de eficácia no controle do patógeno e aumento de até três sacas por hectare.

De acordo com a empresa, a mancha-alvo - causada pelo fungo Corynespora cassiicola -, avançou 33% nos últimos seis anos no Brasil, impactando uma área tratada superior a 145 milhões de hectares. Em condições de chuva bem distribuída e em cultivares suscetíveis, pode causar intensa desfolha e perdas de produtividade de até 40%.

SEIV combina dois ingredientes ativos – protioconazol e metominostrobina. A Ihara considera que seu produto proporciona efeito fisiológico de folhas mais verdes e saudáveis e oferece alta capacidade de absorção, ampliando o espectro de proteção.

Em entrevista a jornalistas, na manhã desta quarta-feira, Scapini revelou que a Ihara promete despejar novidades no mercado nos próximos anos: “Temos atualmente 22 novas moléculas em desenvolvimento e quatro em fase de registro, sendo duas delas fungicidas e as demais inseticidas. Tudo isso é capaz de gerar até 240 novos produtos”, calcula.

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #Ihara # Show Rural 2026
# Coopavel # SEIV # Controle pré-emergente # Futuras moléculas
Publicidade
Banner publicitário

Leia também

Publicidade
Banner publicitário
Publicidade
Banner publicitário