Feijão 10-02-2026 | 16:17:00

No Dia Mundial do Feijão, Embrapa lança quatro novas cultivares no Show Rural

Solenidade contou também com degustação de caldo de feijão, produzido com as variedades em lançamento

Por: Franciele Galo

A solenidade reuniu o governador em exercício do Paraná, Darci Piana; o presidente daCoopavel, Dilvo Grolli; o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Paraná, Almir Gnoatto; o prefeito de Cascavel, Renato Silva; além de representantes da Embrapa e outras autoridades do setor.
VEJA TAMBÉM:

Para a chefe de Transferência de Tecnologias da Embrapa Soja, Carina Rufino, o momento é simbólico para a pesquisa agropecuária e para a cadeia produtiva do feijão no Paraná. Segundo ela, além do lançamento das quatro novas cultivares, o evento também marcou a apresentação da publicação Tecnologia de Aplicação de Pesticidas, desenvolvida pela Embrapa Soja em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
Foto: Embrapa


Durante o lançamento, o pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, Marcelo Sfeir Aguiar, destacou que duas das novas variedades pertencem ao grupo carioca (BRS ELO FC424 e BRS FC429) e duas ao grupo comercial preto (BRS FP426 e BRS FP327). Todas apresentam elevada qualidade comercial, industrial e culinária, além de características agronômicas adaptadas a diferentes sistemas de cultivo.

De acordo com Aguiar, os lançamentos são resultado de parcerias com o setor privado. “No caso do feijão carioca, temos parceria com 11 sementeiras. Já no grupo preto, são mais de 13 empresas envolvidas”, afirmou.

Características das novas cultivares



A BRS ELO FC424 é uma cultivar de feijão carioca com alto potencial produtivo, inicialmente recomendada para a Região Sul, mas com possibilidade de expansão para o Centro-Oeste e o Nordeste. O destaque fica para a excelente qualidade comercial dos grãos.

Já a BRS FC429, também do grupo carioca, apresenta escurecimento lento dos grãos, característica que amplia a flexibilidade de comercialização para o produtor e aumenta o tempo de prateleira para a indústria.

No grupo comercial preto, a BRS FP426 combina boa produtividade, arquitetura de planta ereta — adaptada à colheita mecanizada direta — e padrão de qualidade valorizado pelo mercado.A BRS FP327, por sua vez, se destaca pelo ciclo precoce, alta produtividade e excelente qualidade comercial, atendendo produtores que buscam retorno mais rápido e eficiência no manejo da lavoura.

TAGS:
Dia Mundial do Feijão - Embrapa - Cultivares - Show Rural -


Texto publicado originalmente em Destaques
Leia também: