Em bate-papo com jornalistas, Bayer apresenta novas soluções de proteção
Executivos da Bayer apresentaram, no Show Rural Coopavel, novas soluções para proteção de cultivos durante encontro com jornalistas especializados
Executivos da Bayer detalham novas tecnologias de proteção de cultivos em bate-papo no Show Rural Coopavel. Foto: Ariosto Mesquita
Novas soluções de proteção de cultivos foram anunciadas oficialmente por executivos da Bayer no Show Rural Coopavel. A apresentação aconteceu durante um bate-papo com jornalistas especializados no final da tarde desta segunda-feira (09.02.26), em seu múltiplo estande na feira. Entre as novidades, está o “Xtendimax 2”, considerado uma evolução da tecnologia a base de dicamba recomendado para uso na pós emergência das culturas da soja e algodão. A solução compõe o manejo contra de plantas daninhas de folhas largas que afetam as lavouras de soja, como a buva e diversas espécies de caruru, e já estará disponível, segundo a Bayer, para a safra 2026/2027.
Outro herbicida que passa a integrar o portfólio da multinacional é “Convintro® Duo”, que a empresa considera um avanço importante no combate a plantas daninhas trazendo“um ativo inédito no país: o Diflufenicam”, aplicado na pré-emergência das plantas daninhas.
A Bayer também traz o herbicida pós-emergente “Mateno”, focado na cultura do trigo. O material, segundo a empresa, tem potencial para atuar contra plantas daninhas como buva, aveia preta, cipós-de-veado e picão preto. A multinacional também apresentou, dentre outros, o “Fox Ultra” para compor, com mais eficiência, o manejo de doenças como mancha-alvo e podridão das vagens.
O bate-papo com jornalistas foi liderado por Rodrigo Nuernberg, líder da Unidade de Negócios Centro Sul para Proteção de Cultivos da Bayer Brasil e Celso Batistela, diretor de Experiência do Cliente na Bayer. Como convidado, participou o produtor rural Rodolfo Camargo Filho.
Intacta 5+
A conversa acabou flutuando também sobre a expectativa da empresa com relação à próxima geração de biotecnologia para a soja: o Intacta 5+. De acordo com a empresa, os testes de campo serão iniciados ainda em 2026. A previsão é chegada ao mercado brasileiro entre 2027/2028.
Isso acontecendo, será a primeira tecnologia no Brasil, segundo a empresa, a oferecer tolerância a cinco herbicidas (mesotriona, dicamba, glifosato, glufosinato e 2,4-D) além de proteção contra as principais lagartas que afetam o ciclo da soja (incluindo Rachiplusia nu, Spodoptera eridania e Elasmopalpus lignosellus).
