Previsão do tempo para sexta-feira (06/02) no Brasil
Frente fria, circulação marítima e transporte de umidade mantêm alerta para pancadas intensas, temporais e calor em diversas regiões
Por: Redação RuralNews
Região Sul
O avanço de uma frente fria provoca mudança significativa no tempo, especialmente no Rio Grande do Sul. Inicialmente, a chuva atinge o extremo sul do estado ainda pela manhã. Na sequência, as instabilidades se intensificam e avançam para o sul, sudoeste, sudeste, região central e a Região Metropolitana de Porto Alegre, com risco de temporais.
Chuvas fortes e temporais marcam a sexta-feira em diversas regiões do Brasil. Foto: Canva
Durante a tarde, pancadas moderadas a fortes também atingem o interior e o oeste do Paraná, além do norte e interior de Santa Catarina. Enquanto isso, o calor predomina na maior parte da Região, com exceção do litoral sul gaúcho. Além disso, a umidade relativa do ar fica baixa em áreas do RS e de SC, e as rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h.
Região Sudeste
A chuva ganha força ao longo do dia. Por um lado, a circulação marítima mantém chuva fraca a moderada no litoral de São Paulo. Por outro, a frente fria posicionada na costa do Rio de Janeiro favorece pancadas mais intensas desde cedo.
Entre o fim da manhã e a tarde, a instabilidade se espalha por Minas Gerais, interior e leste paulista, Espírito Santo e todo o estado do Rio de Janeiro. Com isso, há situação de perigo para volumes elevados entre o sul fluminense, Serra, Vale do Paraíba e Zona da Mata Mineira. Apesar disso, o calor segue predominando na maior parte da Região.
Região Centro-Oeste
A instabilidade aumenta desde a manhã em Mato Grosso, Goiás e no norte de Mato Grosso do Sul. Ao longo do dia, o transporte de umidade intensifica as áreas de chuva. A partir da tarde, as pancadas se tornam mais generalizadas, com chuva moderada a forte e risco de temporais, especialmente em Mato Grosso.
Ainda assim, o calor persiste. No entanto, em áreas com maior nebulosidade, as temperaturas sobem menos. Além disso, rajadas de vento podem alcançar 50 km/h no sudoeste mato-grossense.
Região Nordeste
A atuação do VCAN e da ZCIT mantém chuva forte desde cedo no oeste, norte e sul da Bahia, além do sul do Maranhão e do Piauí. Além disso, há registros de chuva no Ceará, oeste de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Entre o fim da manhã e a tarde, as pancadas se intensificam e se espalham por grande parte da Região. Como resultado, há risco de temporais em vários estados. Enquanto isso, o calor permanece elevado, com rajadas de vento que chegam a 50 km/h em áreas do litoral.
Região Norte
As instabilidades se concentram desde a manhã no Pará, leste do Amazonas, Amapá e sul de Roraima. Com o passar das horas, a chuva se espalha por Amazonas, Pará, Tocantins e Rondônia, com pancadas moderadas a fortes e risco de temporais isolados.
Porém, no Acre, a chuva ocorre de forma mais irregular. Ainda assim, a sensação de abafamento permanece elevada em toda a Região.
TAGS:
Previsão do tempo - clima - Climatempo
Texto publicado originalmente em Clima e tempo
Leia também: