Previsão do tempo para terça-feira (10/02) no Brasil
A terça-feira terá chuva forte, risco de temporais e volumes elevados em várias regiões do Brasil, enquanto outras áreas seguem com calor intenso e ventos
Por: Redação RuralNews
Região Sul
A faixa litorânea da Região Sul pode registrar chuva fraca desde o início do dia, influenciada pela umidade do oceano. No interior, a manhã começa com tempo mais firme.
Instabilidades provocam chuva forte e aumentam o risco de temporais em diversas regiões do país nesta terça-feira. Foto: Canva
Entre o fim da manhã e a tarde, a chuva atinge áreas do nordeste, interior e leste do Paraná e de Santa Catarina, além da Serra Gaúcha. Ao longo do dia, instabilidades avançam sobre o oeste, noroeste, norte, nordeste e interior do Rio Grande do Sul, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre e o oeste catarinense, com chuva moderada a forte.
O calor segue elevado em toda a Região. A umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% no sudoeste e na Campanha Gaúcha. Rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h, podendo chegar a 70 km/h no litoral sul do RS.
Região Sudeste
A presença da ZCAS mantém instabilidades desde cedo em áreas do norte, interior e leste de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul e oeste de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Ao longo do dia, as pancadas se espalham, com risco de temporais em Minas Gerais, no interior e na metade leste paulista e em grande parte do Rio de Janeiro. Há perigo para volumes elevados no interior e nordeste de São Paulo e no Triângulo Mineiro.
As temperaturas ficam mais amenas em áreas paulistas e no sul de Minas, enquanto o calor predomina nas demais localidades. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h atingem São Paulo e partes de Minas Gerais.
Região Centro-Oeste
A terça começa com chuva moderada a forte na metade norte e leste de Mato Grosso e no sul de Goiás. Há risco de trovoadas e temporais isolados. No Mato Grosso do Sul, o tempo começa mais firme em várias áreas, mas a chuva ganha força ao longo do dia, principalmente no norte e leste do estado.
O calor predomina, embora a nebulosidade mantenha temperaturas mais agradáveis em pontos de Goiás e Mato Grosso. A umidade pode ficar abaixo dos 30% no sudoeste sul-mato-grossense.
Região Nordeste
Chove com maior intensidade no oeste da Bahia, sul do Maranhão e interior do Piauí desde cedo. A ZCIT favorece instabilidades no litoral norte da Região.
Durante o dia, as pancadas voltam a se intensificar no Maranhão, no Rio Grande do Norte, no norte do Ceará e no oeste e centro-sul da Bahia, com risco de temporais no sudoeste baiano.
Nas demais áreas, o tempo fica mais firme e o calor predomina. A umidade do ar pode ficar abaixo dos 30% no norte da Bahia.
Região Norte
Desde o início do dia, há chance de chuva forte no Pará, Amazonas, Tocantins e Amapá. Ao longo da tarde, as instabilidades se intensificam, com risco de temporais em grandes áreas da Região.
Há perigo para acumulados elevados em Rondônia, no extremo sul do Amazonas e no sudoeste do Pará. A sensação de abafamento predomina, e a umidade pode ficar abaixo dos 30% no norte de Roraima.
TAGS:
Previsão do tempo - clima - Climatempo
Texto publicado originalmente em Clima e tempo
Leia também: