Atualizações das investigações sobre o uso da vacina EXCELL 10
Ministério da Agricultura investiga 308 mortes suspeitas ligadas à vacina EXCELL 10 e adota medidas de segurança para proteger a pecuária
Vacina EXCELL 10 é alvo de investigação após mortes de animais no Piauí e em outros estados. Foto: Reprodução / Indea MT
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atualizou nesta sexta-feira (29) as informações sobre as mortes de animais com suspeita de ligação à vacina contra clostridiose EXCELL 10, produzida pela Dechra Brasil Produtos Veterinários Ltda. Até o momento, 308 mortes de caprinos, ovinos e bovinos seguem em análise.
As primeiras notificações ocorreram no Piauí. No entanto, outros estados também registraram relatos, que ainda estão em investigação para confirmar ou descartar relação com o uso da vacina. Embora a causa das mortes não tenha sido confirmada, o Mapa atua de forma coordenada com órgãos estaduais de defesa sanitária para esclarecer os fatos.
O Ministério reforça que a vacinação contra clostridiose continua eficaz no combate à doença, considerada altamente letal. Além disso, garante que o consumo de carne e derivados de animais saudáveis, inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial, permanece seguro.
Assim que recebeu notificação da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), o Mapa determinou a apreensão de todos os lotes da EXCELL 10 e suspendeu a fabricação do produto. Também iniciou auditoria na empresa, além da coleta de amostras no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária.
Paralelamente, a pasta divulgou o canal FalaBr para denúncias de casos suspeitos.A fabricante, por sua vez, iniciou o recolhimento dos lotes 016/2024 e 018/2024, em atendimento à determinação oficial.