Regional: BR
HOME | Notícias | Defesa agropecuária

Fiscalização de agrotóxicos na Bahia resulta em cinco interdições

Adab participa de operação integrada para garantir uso seguro de produtos agroquímicos

Fiscalização de agrotóxicos na Bahia resulta em cinco interdições

Adab lidera fiscalização de agrotóxicos na Bahia e reforça boas práticas no uso de produtos agrícolas. Foto: Adab / Divulgação

1944
Foto do autor Redação RuralNews
24/10/2025 |

Uma operação especial de fiscalização de agrotóxicos na Bahia foi realizada neste mês e resultou em cinco interdições por irregularidades. A ação teve como meta combater a clandestinidade e garantir que os produtos cheguem com segurança às propriedades rurais. Assim, busca-se evitar a contaminação de agricultores, animais e do meio ambiente, além de proteger a população do entorno.

A iniciativa integra a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) e contou com a participação da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-BA), do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA). Ao todo, as equipes inspecionaram 21 estabelecimentos e depósitos localizados nos municípios de Campo Formoso, Jacobina, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu e Ourolândia.

Publicidade
Banner publicitário

Durante as fiscalizações, o descumprimento da legislação sanitária e ambiental levou a cinco interdições por produtos vencidos e seis notificações. Além disso, foram aplicadas sanções administrativas e multas.

Documentação e armazenamento sob fiscalização

Os fiscais também verificaram a documentação das lojas e dos profissionais responsáveis, como engenheiros agrônomos e técnicos em agropecuária. “É essencial que todas as documentações estejam em conformidade, incluindo o encaminhamento semestral dos receituários agronômicos aos compradores”, destacou o fiscal agropecuário da Adab e coordenador da operação, Raimundo Sampaio.

De acordo com ele, as empresas precisam manter convênio ativo com centrais de recolhimento de embalagens de agrotóxicos. “Essa é uma responsabilidade compartilhada entre a revenda, o agricultor e a central de recolhimento de embalagens vazias”, explicou.

Todos os produtos fiscalizados devem estar armazenados corretamente, dentro do prazo de validade e de acordo com as normas do Ministério da Agricultura e da Adab. Desse modo, a operação reforça o controle sanitário e ambiental, garantindo mais segurança na cadeia produtiva e reduzindo o risco de contaminação.

Com isso, a fiscalização de agrotóxicos na Bahia segue como uma medida essencial para fortalecer a sustentabilidade e a credibilidade da agropecuária no estado.

Jorge
Agrotóxico??? Não seria melhor Defensivos Agrícolas???

TAGS: #Fiscalização # Agrotóxicos
# Bahia # Interdição # Adab # Defesa Agroepcuária
Publicidade
Banner publicitário

Leia também

Publicidade
Banner publicitário
Publicidade
Banner publicitário