Regional: BR
HOME | Notícias | Internacional

Missão do Mapa em Angola fortalece parcerias no agro

Delegação brasileira visita Angola para promover investimentos, tecnologia e segurança alimentar

Missão do Mapa em Angola fortalece parcerias no agro

Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária/Divulgação

526
Foto do autor Redação RuralNews
05/05/2025 |

Entre os dias 5 e 10 de maio, uma comitiva brasileira liderada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, realiza uma missão oficial em Angola. A agenda inclui encontros com autoridades locais, empresários e visitas técnicas, como parte da Carta de Intenções assinada entre os dois países no final de 2023, que visa fortalecer a cooperação bilateral no setor agropecuário e agroindustrial.

A delegação brasileira conta com a participação do assessor especial Carlos Ernesto Augustin, do diretor de Promoção e Investimentos Estrangeiros, André Okubo, do adido agrícola José Guilherme Leal, da equipe da Assessoria Especial de Comunicação do Mapa e cerca de 30 empresários do agronegócio nacional.

A missão começou com um encontro no Ministério da Agricultura e Florestas de Angola (Minagrif), com a presença do secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Castro Paulino Camarada, da embaixadora do Brasil em Angola, Eugênia Barthelmess, e de representantes de agências de fomento e financiamento. Durante a reunião, os empresários brasileiros puderam esclarecer dúvidas sobre o ambiente de negócios no país africano e as oportunidades de investimento.

Segundo o secretário angolano, o país aposta na diversificação da economia tendo a agricultura como pilar central, e apresentou programas voltados ao fomento da produção de alimentos. Já o ministro Carlos Fávaro destacou que Angola tem grande potencial agrícola e que o Brasil está comprometido em ampliar a cooperação comercial e tecnológica.

As visitas técnicas incluem propriedades dedicadas à produção de grãos e pecuária de corte, a Companhia de Bioenergia de Angola (Biocom) e o Polo Agroindustrial de Capanda (PAC), nas províncias de Malanje e Cuanza-Norte.

Fávaro também anunciou que Angola deverá contar, em breve, com a atuação direta da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), superando entraves burocráticos e possibilitando a transferência de tecnologia para o país africano.

“Estamos trabalhando para transformar a boa diplomacia em grandes oportunidades comerciais. E, ao mesmo tempo, contribuímos para a segurança alimentar global e para o crescimento da agropecuária angolana”, destacou o ministro.

Ainda neste mês, o presidente de Angola, João Lourenço, visitará o Brasil. O país também participará do Encontro de Ministros da Agricultura da África, que será realizado em Brasília, de 20 a 22 de maio.

ELIAS BIRNFELD
Mais uma provável missão de desvios milionários para os já conhecidos

TAGS: #Missão # Mapa
# Angola # Parcerias # Agronegócio
Publicidade
Banner publicitário

Leia também

Publicidade
Banner publicitário
Publicidade
Banner publicitário