HOME | Notícias | Agricultura familiar

Lista atualizada do PGPAF define bônus para agricultores familiares

PGPAF divulga nova lista com produtos e estados que garantem desconto em financiamentos do Pronaf em janeiro

Lista atualizada do PGPAF define bônus para agricultores familiares

PGPAF garante descontos no Pronaf quando preços de mercado ficam abaixo do valor de referência. Foto: Conab / Divulgação

NOVA!
Foto do autor Redação RuralNews
09/01/2026 |

Já está disponível a lista de produtos com direito ao bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) em janeiro. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) calculou os percentuais com base nos preços de mercado registrados em dezembro de 2025.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) publicou a portaria oficial, válida entre 10 de janeiro e 9 de fevereiro de 2026. O documento reúne os produtos contemplados, os estados beneficiados e os percentuais de bonificação.

O PGPAF permite que agricultores familiares utilizem descontos no pagamento ou na amortização de financiamentos do Pronaf. Assim, sempre que o preço de mercado fica abaixo do valor de referência, o produtor pode acessar o benefício.

Produtos incluídos na lista

De acordo com o relatório, novos produtos e estados passaram a integrar a lista de bonificação. Entre eles estão o abacaxi no Rio de Janeiro, o açaí no Amapá e o arroz no Maranhão. Além disso, a batata aparece no Rio Grande do Sul.

A lista também inclui a borracha na Bahia e no Mato Grosso do Sul, a castanha em Alagoas e na Bahia e o feijão no Rio de Janeiro. Já o feijão caupi integra o programa no Pará, enquanto a juta aparece no Amazonas.

Outros produtos contemplados são o leite na Bahia e em Pernambuco, a manga no Rio de Janeiro e o maracujá em Minas Gerais. O mel entra na lista no Piauí. Enquanto isso, a raiz de mandioca aparece em Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rondônia.

Completam a relação o sorgo no Tocantins e o tomate no Espírito Santo, Mato Grosso e Santa Catarina.

Critérios para concessão do bônus

O produtor recebe o bônus quando o valor de mercado do produto fica abaixo do preço de garantia. Nesse caso, ele pode usar o valor como desconto nas parcelas do Pronaf.

Para definir os percentuais, a Conab considera os custos de produção como principal parâmetro. Além disso, o MDA divulga mensalmente a portaria com os valores atualizados do benefício.

Por fim, os interessados podem consultar a lista completa aqui.

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #PGPAG # Bônus
# Agricultura Familiar # Pronaf # Conab # Produtos
Publicidade
Banner publicitário

Leia também