CNA apresenta ações sobre espécies exóticas invasoras em reunião
Entidade defende análise técnica e equilibrada da lista de espécies exóticas invasoras e destaca importância para o setor florestal
CNA participa de debates estratégicos para o setor florestal no Mapa. Foto: CNA / Divulgação
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta-feira (5), da reunião da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). No encontro, a entidade apresentou suas ações sobre a lista de espécies exóticas invasoras proposta pela Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio), ligada ao Ministério do Meio Ambiente.
A CNA atua para que a definição da lista ocorra de forma técnica e equilibrada, sem prejudicar a produção florestal. A assessora técnica de sustentabilidade da entidade, Jaine Cubas, explicou que o trabalho da Confederação garantiu ampliação do prazo de análise, permitindo uma avaliação mais aprofundada do tema.
“Queremos garantir que as decisões sejam baseadas em estudos técnicos e não causem impactos negativos às cadeias produtivas”, afirmou Jaine.
Além disso, o encontro apresentou a programação de uma missão à China, organizada pela Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF). A iniciativa, prevista para o fim de novembro, inclui reuniões, visitas técnicas e ações de prospecção comercial. O objetivo é fortalecer o setor brasileiro e ampliar o intercâmbio de conhecimento com o mercado chinês.
Outro tema discutido foi a participação do setor florestal na COP30, que ocorrerá em Belém (PA). A CNA e outras entidades vão debater sustentabilidade, inovação e políticas públicas florestais, com foco na expansão responsável do setor.
Por fim, o Departamento de Recuperação de Áreas Degradadas, Desenvolvimento Territorial e Florestal Sustentável (DEFLO) do Mapa apresentou ações e estratégias da política agrícola para florestas plantadas, com foco em recuperação ambiental e desenvolvimento sustentável.
