Regional: BR
HOME | Notícias | Defesa agropecuária

Adapar determina vacinação de herbívoros em 30 cidades do Oeste do Paraná

A portaria da Adapar torna obrigatória a vacinação de herbívoros, como bois, cavalos, ovelhas e búfalos, em 30 municípios do Oeste do Paraná

Adapar determina vacinação de herbívoros em 30 cidades do Oeste do Paraná

Produtores devem vacinar herbívoros contra raiva em 30 municípios do Oeste do Paraná. Foto: Arnaldo Alves / AEN

1046
Foto do autor Redação RuralNews
26/09/2025 |

A Adapar tornou obrigatória a vacinação contra a raiva em 30 municípios do Oeste do Paraná a partir desta quinta-feira (25). A portaria nº 368/2025 determina que herbívoros domésticos com idade a partir de três meses — como búfalos, bois, cavalos, asnos, mulas, ovelhas e cabras — recebam a imunização. Assim, a medida visa prevenir surtos da doença e, consequentemente, proteger a saúde pública.

Municípios e riscos considerados

Publicidade
Banner publicitário

O Departamento de Saúde Animal (Desa) da Adapar escolheu os municípios com base em critérios como histórico de focos nos últimos anos, proximidade com o Parque Nacional do Iguaçu, áreas compartilhadas de transmissão e grande número de pessoas que precisaram de tratamento após contato com animais suspeitos.

Em 2024, o Paraná registrou 227 focos de raiva, mais da metade em Cascavel e Laranjeiras do Sul. Até setembro de 2025, já foram contabilizados 166 focos em 41 municípios, com 81 ocorrendo na mesma região. Portanto, Otamir Cesar Martins, diretor-presidente da Adapar, ressalta: “A raiva preocupa porque pode transmitir-se aos seres humanos. Logo, vacinar os rebanhos é mais seguro e evita prejuízos futuros”.

Projeto Adapar Educa à Campo

Para reforçar a prevenção, a Adapar realiza o projeto “Adapar Educa à Campo – Enfrentamento Contra a Raiva dos Herbívoros”, de 29 de setembro a 2 de outubro. O programa prevê palestras em escolas, encontros com sindicatos, visitas técnicas a comunidades rurais e orientação direta aos produtores. Além disso, cerca de 40 servidores da agência atuarão na mobilização.

Elzira Pierre, chefe da Divisão de Raiva dos Herbívoros da Adapar, explica: “O projeto envolve produtores, médicos veterinários, estudantes e agentes de saúde. Como a raiva é fatal, a informação é essencial para prevenir e proteger os rebanhos”. Por fim, o encerramento será na Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), em Cascavel, reunindo gestores e entidades parceiras para alinhar estratégias de combate à doença e reforçar a cooperação entre setor público e produtivo.

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #Adapar # Defesa Agropecuária
# Vacinação # Vacinação de herbívoros # Herbívoros #
Publicidade
Banner publicitário

Leia também

Publicidade
Banner publicitário
Publicidade
Banner publicitário