CNA apresenta plano nacional de identificação animal na ExpoZebu
Entidade participou da reunião da Faemg sobre os próximos passos da rastreabilidade no rebanho brasileiro
CNA apresenta os detalhes do plano nacional de identificação animal durante a ExpoZebu 2025, em Uberaba (MG)
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) esteve presente na ExpoZebu 2025, em Uberaba (MG), durante a reunião da Comissão Técnica de Bovinocultura de Corte da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), realizada na última quarta-feira (30).
Representando a entidade, o presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Francisco de Castro, apresentou os detalhes do Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (PNIB), lançado no final de 2023.
Segundo ele, a CNA participou ativamente da construção do plano, com contribuições voltadas à realidade do campo e ao fortalecimento do controle sanitário no país. “A rastreabilidade individual é uma ferramenta estratégica para acesso a novos mercados, segurança sanitária e confiança do consumidor”, destacou.
O plano prevê uma implementação gradual ao longo de oito anos, dividida em três fases. Os dois primeiros anos serão destinados à estruturação do sistema. Na sequência, o foco será nos animais vacinados contra brucelose e naqueles inseridos em programas de rastreabilidade. Por fim, a exigência se estenderá a todo o rebanho nacional.
Para a CNA, o PNIB representa um avanço importante para a pecuária brasileira, promovendo mais transparência, competitividade e organização para o setor.
