Maior oferta de mandioca pressiona preços em queda
Clima favorável e maior necessidade de capitalização ampliam a oferta de mandioca e derrubam os preços nas principais regiões produtoras
Oferta maior de raiz de mandioca tem pressionado os preços nas regiões acompanhadas pelo Cepea. Foto: Canva
Com condições climáticas mais favoráveis e necessidade de capitalização, produtores consultados pelo Cepea ampliaram a oferta de raiz de mandioca ao longo da semana passada. Mesmo com margens apertadas, a oferta aumentou. Por isso, em grande parte das regiões acompanhadas pelo Cepea, a disponibilidade de raiz superou a demanda industrial. Como resultado, os preços voltaram a cair.
Além disso, a média mensal também foi pressionada. Depois de dois meses de alta, ela recuou em novembro. Segundo pesquisadores do Cepea, a tendência é de maior desequilíbrio entre oferta e demanda nas próximas semanas.
Parte dos produtores consultados pelo Centro de Pesquisas indica que deve intensificar as entregas de raiz. Enquanto isso, agentes da indústria relatam que devem interromper atividades para manutenção e recesso de fim de ano. Esse movimento, portanto, pode pressionar ainda mais os valores da raiz em todas as regiões.
