CNA cumpre missão técnica nos EUA
Agenda em Washington contou com reuniões estratégicas e participação no Agricultural Outlook Forum
Comitiva da CNA participa de reuniões estratégicas e do Agricultural Outlook Forum em Washington. Foto: CNA / Divulgação
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, nesta semana, de missão técnica em Washington, nos Estados Unidos. A comitiva discutiu políticas agrícolas, seguro rural e crédito ao produtor.
Segundo o assessor técnico da CNA, Guilherme Rios, os encontros permitiram analisar, de forma comparativa, as políticas adotadas pelos EUA, um dos principais concorrentes do Brasil no comércio agrícola internacional. De acordo com ele, a agenda trouxe subsídios aplicáveis à realidade brasileira, especialmente em gestão de risco, financiamento e competitividade.
Na quarta-feira (18), a programação começou na Embaixada do Brasil, onde o grupo se reuniu com a embaixadora Maria Luiza Viotti. O encontro abordou o cenário da produção agropecuária brasileira, oportunidades de negócios e a abertura de mercados. Além disso, discutiu políticas públicas estruturadas e previsíveis para fortalecer a segurança do produtor rural.
Em seguida, a delegação visitou a sede da Corteva Agriscience. A equipe técnica apresentou detalhes sobre o funcionamento do seguro rural norte-americano e o papel das políticas públicas na gestão de riscos. Atualmente, o governo dos EUA destina mais de US$ 10 bilhões por ano ao programa, com coberturas específicas para diferentes cadeias, como pastagens.
A CNA também se reuniu com o economista-chefe do United States Department of Agriculture (USDA), Justin Benavides. Na ocasião, debateram seguro rural, orçamento agrícola e o nível de endividamento dos produtores norte-americanos. Além disso, analisaram ajustes recentes nas políticas agrícolas diante da alta de custos e da volatilidade de mercado.
Na quinta-feira (19), a comitiva participou do Agricultural Outlook Forum. O evento reuniu especialistas e autoridades em painéis temáticos. Um dos destaques foi a discussão sobre acesso ao crédito, estrutura de financiamento e os impactos das taxas de juros sobre o setor agropecuário dos EUA.
