Produção de mandioca avança e bate recorde em GO
Com maior VBP da série histórica, setor cresce com expansão de área e agregação de valor no campo
Avanço da mandiocultura em Goiás também está associado a políticas públicas de apoio à produção, beneficiamento e comercialização. Foto: Maria Eugênia Ribeiro
Goiás se destaca no cultivo de mandioca no país. Entre 2016 e 2025, o Valor Bruto da Produção (VBP) da cultura no Estado cresceu 83%, passando de R$ 116,7 milhões para R$ 213,5 milhões, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O desempenho supera o crescimento nacional no mesmo período.
Além do avanço em valor, a produção também aumentou. Entre 2020 e 2025, houve alta de 15,3%, alcançando 194,4 mil toneladas. O resultado foi impulsionado principalmente pela expansão de 18,3% na área plantada.
A análise da Inteligência de Mercado Agropecuário da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa) aponta que o crescimento reflete a consolidação da mandiocultura em diferentes regiões do Estado e o fortalecimento da industrialização na cadeia produtiva.
Segundo o titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, o avanço também está ligado a investimentos públicos voltados à agricultura familiar. Entre as iniciativas, ele destaca o programa Fábrica Móvel de Farinha e Goma e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que ampliam o beneficiamento e o escoamento da produção.
Com os resultados, Goiás reforça sua posição de destaque na produção de mandioca e amplia a geração de renda no campo.
