Exportações de frango batem recorde para janeiro
Brasil embarca mais de 459 mil toneladas no mês e mantém posição entre as carnes mais competitivas do mundo
Embarques de frango registram melhor janeiro da série histórica. Foto: Canva
O preço da carne de frango brasileira foi o terceiro mais competitivo do mundo em 2025, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos, segundo dados da ONU compilados e analisados pelo Cepea.
De acordo com pesquisadores do Centro de Pesquisas, esse cenário favoreceu o desempenho das exportações nacionais, que registraram o melhor resultado para um mês de janeiro desde o início da série histórica da Secex, em 1997. Ao todo, foram embarcadas mais de 459 mil toneladas do produto.
O volume exportado em janeiro de 2026 avançou 3,6% em relação ao mesmo mês de 2025 — que, até então, era o recorde da série para o período. Na comparação com dezembro, porém, houve retração de 10%, já que no último mês de 2025 os embarques superaram 510 mil toneladas.
Foco no mercado externo fortalece setor
Um dos diferenciais do setor brasileiro é a forte orientação ao mercado externo. Com base em dados do USDA, o Cepea aponta que, em 2025, os Estados Unidos destinaram 86% da produção ao consumo interno, enquanto a China direcionou 95%.
No Brasil, por sua vez, 67% da produção foi absorvida pelo mercado doméstico, o que evidencia maior participação das exportações na estratégia do setor e contribui para o desempenho expressivo nos embarques.
