Frango perde espaço para suínos, mas supera carne bovina
Competitividade da carne de frango recua frente à suína e avança em relação à bovina em janeiro, reflexo de sobreoferta e demanda mais fraca
Queda nos preços do frango e da carne suína marca janeiro, enquanto a bovina mostra leve valorização no atacado. Foto: Canva
Em janeiro, a competitividade da carne de frango caiu frente à suína, mas aumentou em relação à bovina, conforme levantamento do Cepea. No atacado da Grande São Paulo, a desvalorização da proteína suinícola foi um pouco mais intensa que a da avícola, enquanto a carne bovina registrou leve valorização no período.
Pesquisadores explicam que a queda nos preços das carnes de frango e suína é típica do primeiro mês do ano. Nesse período, a demanda interna costuma enfraquecer, o que amplia a oferta disponível e pressiona as cotações.
No caso da carne bovina, as altas observadas até meados de janeiro sustentaram o avanço da média mensal. No entanto, desde a última semana do mês, o ritmo de negócios diminuiu, indicando perda de fôlego nas negociações.
