Regional: BR
HOME | Notícias | Previsão do Tempo

Previsão do tempo para quinta-feira (29/01) no Brasil

Instabilidades se espalham pelo país nesta quinta-feira, com alerta para temporais, volumes elevados de chuva, raios e rajadas de vento em várias regiões

Previsão do tempo para quinta-feira (29/01) no Brasil

Nuvens carregadas avançam e aumentam o risco de temporais em várias regiões do Brasil nesta quinta-feira. Foto: Canva

2867
Foto do autor Redação RuralNews
29/01/2026 |

A previsão para esta quinta-feira (29) indica um cenário de instabilidade em grande parte do Brasil, com risco de temporais, chuva forte e calor abafado, de acordo com a Climatempo. Sistemas de baixa pressão, cavados em médios níveis da atmosfera e a combinação de calor com alta umidade favorecem pancadas intensas, raios e rajadas de vento em várias regiões, com atenção especial para volumes elevados de precipitação no Sul, Sudeste e em áreas do Nordeste e Norte.

Região Sul

Publicidade
Banner publicitário

Durante a madrugada e a manhã, há chance de chuva fraca no litoral da região. Já no norte, noroeste e interior do Paraná, as pancadas ocorrem com mais força e trovoadas, com melhora gradual depois. Entre o fim da manhã e o início da tarde, a atuação de baixa pressão, cavado em médios níveis, calor e umidade favorece chuva moderada a forte na metade norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, com risco de temporais.

A situação é de perigo no leste e litoral do Paraná e de Santa Catarina, onde os volumes podem ser elevados. À tarde, as instabilidades avançam para outras áreas do Rio Grande do Sul, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre. Entre o fim da tarde e a noite, com a formação de uma baixa pressão entre a costa do Paraná e de São Paulo, a chuva continua no leste e litoral paranaense e catarinense. No interior e sul gaúcho, o dia tem mais aberturas de sol e chuva fraca isolada. As temperaturas seguem altas na maior parte da região, com marcas mais amenas em áreas de serra e litoral. Rajadas variam entre 40 e 50 km/h.

Região Sudeste

O dia começa mais firme na maior parte da região. No entanto, no oeste e noroeste paulista, a chuva é mais forte nas primeiras horas, com melhora ao longo da manhã. A partir do fim da manhã, as pancadas se intensificam em São Paulo, Rio de Janeiro e grande parte de Minas Gerais, com chuva moderada a forte, trovoadas e risco de temporais. O risco é maior em São Paulo, no sul e Triângulo Mineiro e em boa parte do Rio de Janeiro.

Há perigo para acumulados elevados no sul paulista. No Espírito Santo e no nordeste mineiro, a chuva é mais fraca e alterna com períodos de sol. O calor predomina, com temperaturas um pouco mais amenas no sul de Minas. Rajadas entre 40 e 50 km/h ocorrem na Região dos Lagos, no Rio, e no centro-sul do Espírito Santo.

Região Centro-Oeste

O dia começa com pancadas moderadas no nordeste, oeste e interior de Mato Grosso. No sul de Mato Grosso do Sul, a chuva é fraca e isolada, enquanto grande parte de Goiás tem tempo mais firme no início do dia. A partir do fim da manhã, as instabilidades aumentam e a chuva se intensifica em Mato Grosso e Goiás.

Em Mato Grosso do Sul, a baixa pressão no Paraguai e o cavado em médios níveis favorecem chuva moderada a forte ao longo do dia, com risco de temporais no leste, nordeste e sudeste do estado. O calor continua predominando e a sensação de abafamento segue elevada.

Região Nordeste

Chove de forma moderada no litoral norte desde cedo. No sul e interior do Maranhão e do Piauí, além do Ceará, a chuva ocorre com mais força pela manhã. À tarde, as pancadas se intensificam no litoral norte com a atuação da ZCIT e avançam sobre Maranhão, Piauí, Ceará, norte do Rio Grande do Norte, litoral da Paraíba e oeste da Bahia. Há risco de temporais entre o leste e nordeste do Maranhão, norte do Piauí e noroeste do Ceará.

No litoral norte da Bahia e no sul de Sergipe, a chuva é moderada. No sul da Bahia, ocorre de forma mais fraca. O calor e o abafamento persistem. A umidade do ar fica baixa no norte da Bahia, interior de Pernambuco e sul da Paraíba. Rajadas entre 40 e 50 km/h atingem o leste da região e o litoral do Ceará.

Região Norte

As instabilidades continuam atuando na maior parte da região devido à Alta da Bolívia, ao calor e à umidade. As pancadas variam de moderadas a fortes no Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Tocantins. No Pará, a chuva é mais intensa em várias áreas, porém irregular.

A ZCIT favorece temporais no Amapá, enquanto no interior do Pará há mais aberturas de sol ao longo do dia.

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #Previsão do tempo # clima
# Climatempo #
Publicidade
Banner publicitário

Leia também

Publicidade
Banner publicitário
Publicidade
Banner publicitário